Escrevo pela primeira vez no blog Esporte na Rede. E o
momento ideal é este. Um final de semana com muitas atrações do esporte motor. Por
isso, a velocidade vai pulsar firme neste blog, para ir além da fórmula 1 e
avançar no mundo do esporte motor.
Além da grande atração que será o GP da Malásia de Fórmula
1, no mesmo local terá a primeira etapa em rodada dupla da GP2 (categoria de
acesso à Fórmula 1). Fórmula Indy em São Petersburgo - EUA (estreia de
Rubens Barrichello) e Stock Car Brasil em Interlagos são as guarnições de um final
de semana com prato cheio.
GP2 é o
futuro da Fórmula 1
A GP2 é uma categoria muito importante no cenário do
automobilismo. Trata-se do último estágio para atingir a máxima da Fórmula1. Os
últimos campeões estão lá: Nico Hulkenberg, Kamui Kobayashi, Pastor Maldonado e o
último campeão GP2, Romain Grosjean. O Brasil estará bem representado pelo experiente
Luiz Razia e o novato Felipe Nasr.
Luiz Razia está na categoria desde 2008. Nesse período chegou
trabalhar paralelamente como piloto de testes da Fórmula 1 na Virgin em 2010 e na
Lotus em 2011. O melhor desempenho no campeonato foi obtido na GP2 foi no ano passado, quando finalizou em sétimo lugar. Neste ano, Luiz Razia estará pilotando para a equipe Arden,
uma das mais tradicionais equipes da GP2.
Felipe Nasr estreia na categoria GP2 com as credenciais do
título conquistado na Fórmula 3 Inglesa no ano passado. A F-3 Inglesa é uma das
categorias mais importante da base do automobilismo. Por isso, atualmente ele é
o brasileiro com mais chances de chegar bem na Fórmula 1. Ele estará pilotando
para a equipe DAMS e terá como companheiro de equipe, o favorito ao título, o
italiano Davide Valsecchi. E detalhe importante que a equipe DAMS é a atual campeã
da categoria.
Expectativas
e novidades na Fórmula Indy
A Indy começa o ano de 2012 com muitas novidades. O novo
chassi Lola conta com inovações interessantes e modernidade para compor a
atmosfera para quem assistir a corrida pela TV. A Honda não será mais a única
fornecedora de motor da categoria. Chevrolet volta para categoria depois de
muitos anos e a Lotus aparece como mais uma opção. Além disso, a grande
novidade foi a chegada Rubens Barrichello. Após o brasileiro ter competido 19
anos na Fórmula 1, leva na bagagem status, experiência e muito conhecimento
técnico. Rubens Barrichello não pensa em aposentadoria e está curtindo demais a
nova fase da longa carreira.
Bons desafios estarão à frente de Rubens na Indy. Vai ter que
aprender a guiar nos ovais, mesmo com a significativa redução de número de
corridas neste tipo de circuito. Circuitos de rua com grandes ondulações e
largada em movimento serão outras preocupações do piloto veterano brasileiro.
Ano decisivo para Hélio Castro Neves, três vezes vencedor
das 500 milhas de Indianápolis. O piloto da Penske teve um ano ruim em 2011. Enquanto
o companheiro dele, Will Power brigou pelo título do ano passado, Infelizmente,
o Helio amargou sucessivos resultados ruim. No último ano de contrato com a
Penske, será um ano decisivo.
Tony Kanaan, campeão da Indy em 2004, foi o grande responsável pela brincadeira que virou
coisa séria. Amigo de Rubens, insistiu para que Barrichello fosse experimentar
um Indy. Tony está completando o segundo ano na equipe KV Racing. Com o “amigão”
integrado na equipe, a KV e Tony poderão
fazer um ano de mais evolução e quem sabe brigar por vitórias. O título por
enquanto permanece um sonho pouco distante.
Dario Franchitti e Scott Dixon, ambos da Chip Ganassi e Will
Power da Penske são fortes candidatos ao título de 2012. Franchitti é tetra
campeão da categoria e há muito tempo vive a fase vencedora.
O australiano Power vem batendo na trave do título. Neste
ano, a chance dele aumenta com a redução de circuitos ovais, já que o piloto guia
melhor nos circuitos mistos. Parece que o caminho está mais fácil para a conquista
inédita do título.
O brasileiro Hélio Castro Neves, Ryan Briscoe e Ryan Hunter Ray
(Andretti) correm por fora. Podem conquistar vitórias e podem se aproximar da briga
pelo título.
Stock Car
Brasil busca o caminho da simplicidade.
A Stock adotou algumas mudanças no regulamento no sistema de
pontuação do campeonato e da corrida. Não
existirá mais o sistema de playoff, os pontos serão corridos e sem descarte. Os
20 primeiros colocados somarão pontos, sendo que o vencedor ganha 22, o
segundo, 20, terceiro, 18, quarto, 17, quinto, 16, e assim sucessivamente. A
última etapa da temporada, em Brasília, terá pontuação dobrada para criar um
clímax no final do campeonato. Ficou decidido eliminar o reabastecimento e o pit-stop
obrigatório.
Os Stocks da marca Chevrolet terão bolha nova. Entra em cena
os Sonic. E a grande novidade será a estreia de Vitor Meira, ex-piloto da
Fórmula Indy. Cacá Bueno, o tetra e atual campeão, entra forte para conquistar
mais um título da Stock. A categoria conta uma excelente lista de pilotos
postulantes: Ricardo Maurício, Max Wilson, Thiago Camilo, Daniel Serra, Átila
Abreu, Guilano Losacco, Luciano Burti, Antônio Pizzonia, Ricardo Zonta, Marcos Gomes,
Xandinho Negrão, Allam KHODAIR, entre
outros. Muita gente boa acelerando.
Se no ano passado a etapa de São Paulo da Stock foi a
melhor. Domingão pela manhã promete bons pegas!
Abraços para todos! Ótimo final de semana!
P.A. – A velocidade da bola
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