sexta-feira, 23 de março de 2012

Coluna Velocidade: O esporte motor neste final de semana



 


Escrevo pela primeira vez no blog Esporte na Rede. E o momento ideal é este. Um final de semana com muitas atrações do esporte motor. Por isso, a velocidade vai pulsar firme neste blog, para ir além da fórmula 1 e avançar no mundo do esporte motor.

Além da grande atração que será o GP da Malásia de Fórmula 1, no mesmo local terá a primeira etapa em rodada dupla da GP2 (categoria de acesso à Fórmula 1). Fórmula Indy em São Petersburgo - EUA (estreia de Rubens Barrichello) e Stock Car Brasil em Interlagos são as guarnições de um final de semana com prato cheio.


GP2 é o futuro da Fórmula 1

 A GP2 é uma categoria muito importante no cenário do automobilismo. Trata-se do último estágio para atingir a máxima da Fórmula1. Os últimos campeões estão lá: Nico Hulkenberg, Kamui Kobayashi, Pastor Maldonado e o último campeão GP2, Romain Grosjean. O Brasil estará bem representado pelo experiente Luiz Razia e o novato Felipe Nasr.

Luiz Razia está na categoria desde 2008. Nesse período chegou trabalhar paralelamente como piloto de testes da Fórmula 1 na Virgin em 2010 e na Lotus em 2011. O melhor desempenho no campeonato foi obtido na GP2 foi no ano passado, quando finalizou em sétimo lugar. Neste ano, Luiz Razia estará pilotando para a equipe Arden, uma das mais tradicionais equipes da GP2.

Felipe Nasr estreia na categoria GP2 com as credenciais do título conquistado na Fórmula 3 Inglesa no ano passado. A F-3 Inglesa é uma das categorias mais importante da base do automobilismo. Por isso, atualmente ele é o brasileiro com mais chances de chegar bem na Fórmula 1. Ele estará pilotando para a equipe DAMS e terá como companheiro de equipe, o favorito ao título, o italiano Davide Valsecchi. E detalhe importante que a equipe DAMS é a atual campeã da categoria.


Expectativas e novidades na Fórmula Indy

A Indy começa o ano de 2012 com muitas novidades. O novo chassi Lola conta com inovações interessantes e modernidade para compor a atmosfera para quem assistir a corrida pela TV. A Honda não será mais a única fornecedora de motor da categoria. Chevrolet volta para categoria depois de muitos anos e a Lotus aparece como mais uma opção. Além disso, a grande novidade foi a chegada Rubens Barrichello. Após o brasileiro ter competido 19 anos na Fórmula 1, leva na bagagem status, experiência e muito conhecimento técnico. Rubens Barrichello não pensa em aposentadoria e está curtindo demais a nova fase da longa carreira.

Bons desafios estarão à frente de Rubens na Indy. Vai ter que aprender a guiar nos ovais, mesmo com a significativa redução de número de corridas neste tipo de circuito. Circuitos de rua com grandes ondulações e largada em movimento serão outras preocupações do piloto veterano brasileiro.

Ano decisivo para Hélio Castro Neves, três vezes vencedor das 500 milhas de Indianápolis. O piloto da Penske teve um ano ruim em 2011. Enquanto o companheiro dele, Will Power brigou pelo título do ano passado, Infelizmente, o Helio amargou sucessivos resultados ruim. No último ano de contrato com a Penske, será um ano decisivo.

Tony Kanaan, campeão da Indy em 2004, foi o grande responsável pela brincadeira que virou coisa séria. Amigo de Rubens, insistiu para que Barrichello fosse experimentar um Indy. Tony está completando o segundo ano na equipe KV Racing. Com o “amigão”  integrado na equipe, a KV e Tony poderão fazer um ano de mais evolução e quem sabe brigar por vitórias. O título por enquanto permanece um sonho pouco distante.

Dario Franchitti e Scott Dixon, ambos da Chip Ganassi e Will Power da Penske são fortes candidatos ao título de 2012. Franchitti é tetra campeão da categoria e há muito tempo vive a fase vencedora.

O australiano Power vem batendo na trave do título. Neste ano, a chance dele aumenta com a redução de circuitos ovais, já que o piloto guia melhor nos circuitos mistos. Parece que o caminho está mais fácil para a conquista inédita do título.

O brasileiro Hélio Castro Neves, Ryan Briscoe e Ryan Hunter Ray (Andretti) correm por fora. Podem conquistar vitórias e podem se aproximar da briga pelo título.


Stock Car Brasil busca o caminho da simplicidade.

A Stock adotou algumas mudanças no regulamento no sistema de pontuação do campeonato e da corrida.  Não existirá mais o sistema de playoff, os pontos serão corridos e sem descarte. Os 20 primeiros colocados somarão pontos, sendo que o vencedor ganha 22, o segundo, 20, terceiro, 18, quarto, 17, quinto, 16, e assim sucessivamente. A última etapa da temporada, em Brasília, terá pontuação dobrada para criar um clímax no final do campeonato. Ficou decidido eliminar o reabastecimento e o pit-stop obrigatório.

Os Stocks da marca Chevrolet terão bolha nova. Entra em cena os Sonic. E a grande novidade será a estreia de Vitor Meira, ex-piloto da Fórmula Indy. Cacá Bueno, o tetra e atual campeão, entra forte para conquistar mais um título da Stock. A categoria conta uma excelente lista de pilotos postulantes: Ricardo Maurício, Max Wilson, Thiago Camilo, Daniel Serra, Átila Abreu, Guilano Losacco, Luciano Burti,  Antônio Pizzonia, Ricardo Zonta, Marcos Gomes, Xandinho Negrão, Allam KHODAIR, entre outros. Muita gente boa acelerando.

Se no ano passado a etapa de São Paulo da Stock foi a melhor. Domingão pela manhã promete bons pegas!


Abraços para todos! Ótimo final de semana!

P.A. – A velocidade da bola

Nenhum comentário:

Postar um comentário