segunda-feira, 5 de março de 2012

F-Truck: "Perdemos para nós mesmos", avalia Djalma Fogaça


A primeira etapa da temporada de 2012 da Fórmula Truck, realizada neste domingo (4) no Autódromo do Velopark (RS), não terminou da maneira esperada para a equipe Ford Racing Trucks / DF Motorsport. Mas, apesar de ter ficado distante da vitória, o time comandado pelo ex-piloto Djalma Fogaça fechou a rodada gaúcha - válida pelos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da categoria -, com a certeza de que brigará por pódios e vitórias nesta temporada.

Na etapa deste domingo, os dois caminhões preparados pela DF Motorsport poderiam ter disputado as primeiras posições - e só não figuraram entre os TOP-6 no resultado final em razão de diferentes problemas enfrentados por Danilo Dirani e Pedro Gomes ao longo das 45 voltas da disputa. Um desfecho que, na visão de Fogaça, sugere diferentes caminhos a seguir.

"Neste domingo, tínhamos caminhão para brigar pela vitória, mas perdemos para nós mesmos", declarou. "Com o Danilo enfrentamos um problema elétrico que o obrigou a parar nos boxes por nove voltas, e com isso perdemos a chance de vencer. Quando o colocamos de volta à pista, nossos tempos eram mais rápidos do que os dos primeiros colocados, e isso serviu de parâmetro para avaliarmos o nosso potencial. Agora vamos voltar para a oficina, melhorar o que precisa ser melhorado e seguir para a segunda etapa do campeonato procurando evitar as mesmas falhas", acrescentou.

Na visão de Danilo Dirani, o fato de seu Ford Cargo # 70 ter sido o mais rápido da pista nas últimas voltas serviu como uma espécie de recomeço para a equipe visando o trabalho de preparação para a etapa de Jacarepaguá.

"No final da corrida, com todo esse calor e o desgaste do equipamento, minha melhor volta foi apenas um segundo mais lenta que na sessão de classificação. Meu caminhão era o mais rápido da pista nessas últimas passagens, e agora a equipe vai investigar qual foi exatamente a origem da falha elétrica que comprometeu o nosso fim de semana. Fechamos o domingo, no entanto, com a certeza de que temos um ótimo caminhão para disputar o campeonato", avaliou.


A equipe Ford Racing Trucks somou pontos com o piloto de Ribeirão Preto Pedro Gomes, que estreou pela equipe com um 11o lugar. Logo no início da prova, Pedro passou a perder cerca de 1s5 por volta em razão de um problema de câmbio, que o deixou de fora da briga pelo pódio.

"Vejo um lado bastante positivo nesta estreia, já que terminei a corrida somando alguns pontos. Mas, diante do cenário que se configurava para nossa equipe em razão do potencial dos nossos caminhões, acredito que poderíamos ter ido um pouco mais para a frente. Como temos praticamente um mês até a etapa do Rio de Janeiro, há tempo para corrigir as falhas e chegar a Jacarepaguá com um equipamento bastante competitivo", comentou.

O calor na casa dos 35ºC foi o grande desafio dos pilotos que participaram da abertura da temporada 2012 da Fórmula Truck. A prova foi vencida pelo pernambucano Beto Monteiro. A temporada 2012 da Fórmula Truck prossegue no dia 01 de abril quando o autódromo do Rio de Janeiro, recebe a segunda etapa do Campeonato Brasileiro da categoria. Confira como terminou a corrida deste domingo no Velopark:

1) Beto Monteiro (I, PE), 45 voltas em 1:00:50.696 (média de 101,08 km/h)
2) Felipe Giaffone (W , SP), a 9.750
3) André Marques (W , SP), a 19.770
4) Adalberto Jardim (W , SP), a 21.160
5) Paulo Salustiano (V , SP), a 52.619
6) Diumar Bueno (V , PR), a 57.179
7) Fred Marinelli (I , PR), a 1:04.942
8) Luiz Pucci (V , RA), a 1:10.715
9) Wellington Cirino (M , PR), a 1 volta
10) Leandro Reis (S , GO), a 1 volta
11) Pedro Gomes (F , SP), a 1 volta
12) Christian Fittipaldi (M , SP), a 2 voltas
13) Regis Boessio (M , SP), a 2 voltas
14) Luiz Lopes (M , SP), a 5 voltas
15) Debora Rodrigues (W , SP), a 6 voltas
16) Danilo Dirani (F , SP), a 9 voltas
17) Roberval Andrade (S , SP), a 10 voltas
18) Zé Maria Reis (S , GO), a 16 voltas
19) Leandro Totti (M , PR), a 22 voltas
20) Valmir Benavides (I , SP), a 26 voltas
21) Pedro Muffato (S , PR), a 38 voltas
22) Renato Martins (W , SP), a 39 voltas
23) João Maistro (V , PR), a 44 voltas

Melhor Volta: Leandro Totti, 1:10.676 (116,03 km/h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário