terça-feira, 30 de julho de 2013

Coluna Momento Motor: A primeira vitória de Hamilton na Mercedes e férias


Paulo Arnaldo Lima
São Paulo, SP


Amigo do Esporte na Rede.

Demorou um pouco, mas a primeira vitória de Hamilton na Mercedes chegou. Na Hungria, Hamilton reinou absoluto. A quarta vitória do piloto inglês neste circuito.



Mesmo com a Mercedes fora dos testes de novatos em Silverstone na semana retrasada e não sendo favorita na Hungria devido as altas temperaturas – que nessas condições meteorológicas a equipe Lotus é favorita e pela atual excelente fase da Red Bull também é favorita, pesou o bom retrospecto e a mão que Lewis Hamilton tem do circuito de Hungaroring. Além disso, vale ressaltar, que a Mercedes se adaptou bem as mudanças dos compostos de pneus promovidas pela Pirelli.


O surpreendente domínio de Hamilton iniciou no Q3 do treino classificatório quando se esperava um domínio absoluto da Red Bul. A pole foi surpresa para o próprio Lewis Hamilton! Na largada para a corrida, Hamilton conseguiu manter a 1ª posição, Vettel conseguiu sustentar a segunda posição, mesmo sob ataque de Romain Grosjean.


Pouco depois da largada, Felipe Massa em disputa com Nico Rosberg ocorreu o toque. Rosberg perdeu várias posições e Felipe Massa ficou a asa dianteira esquerda danificada. Por sinal, a Ferrari não efetuou a troca da asa e o brasileiro sofreu durante a corrida, principalmente no final da vida útil dos pneus. O brasileiro terminou a corrida na 8ª posição e o alemão da Mercedes abandonou no final da corrida, na volta 65, devido ao problema no motor.



Antes da primeira parada de boxes, Hamilton conseguiu manter a dianteira apesar de Sebastian Vettel o acompanhar de perto. Depois, o inglês teve mais tranquilidade na sequência da corrida ao conseguir manter uma boa margem de diferença aos segundos colocados, que se revezaram entre Vettel, Webber e Räikkönen. 

Mark Webber estava em estratégia diferente no que se refere a sequência de escolha nos compostos de pneus. Ele largou na 10ª posição – devido ao problema no KERS no treino classificatório - e iniciou a corrida com pneus de composto médio, diferente dos outros pilotos que utilizaram os pneus mais macios na primeira parte da corrida. O australiano da RBR conseguiu finalizar o GP numa boa 4ª posição. 

Räikkönen com a Lotus - que é econômico no consumo de pneus – parou por apenas duas vezes (nas voltas 13 e 42) diferentemente da grande maioria que parou por três vezes. Foi premiado com o 2º lugar.
Aliás, a melhor batalha na corrida foi por essa 2ª posição defendida por unhas e dentes por Räikkönen sob aos ataques de Vettel (um ataque na volta 60 e outro na volta 68). O alemão desprezou a questão de se poupar, mesmo na condição de gerenciar a liderança do campeonato, e partiu para cima do finlandês. Mas Vettel não conseguiu superá-lo e após a segunda tentativa, aliviou para completar a corrida no pódio da 3º posição.

Outro piloto que mereceu destaque foi Romain Grosjean. Aliás, uma apresentação que rendeu elogios do chefe da Lotus, Eric Boullier. Aliás, o chefe garantiu que Grosjean permanecerá na equipe Lotus no próximo ano. De fato, Grosjean parece ter encontrado o caminho. Ele entrou nos eixos. Fez uma belíssima corrida e se não tivesse sido o problema com Jenson Button teria brigado pela 2ª posição. Quem esteve fora dos eixos foram os comissários da corrida. No incidente entre Jenson Button e Romain Grosjean na volta 24, na sequência Grosjean cortou a chicane em consequência do toque. Os comissários resolveram puni-lo, injustamente, pois na imagem aérea, ficou claro que Button invadiu o espaço (a linha) ocupado por Grosjean. Tudo bem que Grosjean tem histórico de acidentes, mas nessa aí, ele não teve culpa. No mínimo foi acidente de corrida. Grosjean foi bem prejudicado! 



Além da necessidade de antecipar a 2ª parada por suspeita de furo em um dos pneus neste incidente, a penalidade do Drive-through na volta 36 detonou com a corrida do franco-suíço da Lotus. * (Atualização sobre esse fato, abaixo)Mais um destaque para Romain Grosjean , foi a belíssima ultrapassagem sobre o Felipe Massa na volta 29.

Quem não está nada bem é a Ferrari. Além de mais uma corrida problemática para Felipe Massa, faz tempo que Fernando Alonso não consegue salvar os domingos dos Ferraristas. Alonso perdeu a segunda posição no campeonato para Räikkönen. E poderia ter sido pior, se Alonso tivesse sofrido a punição pelo uso da asa móvel indevidamente por três vezes durante a corrida deste domingo. Já pensou Alonso perder essa 5ª posição?



O clima depois da corrida foi de declarações fortes do impaciente Fernando Alonso –- que reclamou dos responsáveis pelas peças e desenvolvimento do carro – percebendo a chance para o título está escapando. Nesta segunda-feira, a resposta de Luca di Montezemolo foi em tom de cobrança por mais humildade do piloto espanhol. Enquanto isso, nos bastidores, o agente de Fernando Alonso esteve em reunião na última sexta-feira com Christian Horner – chefe da Red Bull. A reunião não foi desmentida e Horner fez questão de ressaltar que Alonso seria uma opção considerável para o próximo ano no lugar de Mark Webber. Será? Ou seria apenas um blefe de Alonso diante dos problemas enfrentados pela Ferrari atualmente?



O contrato de Fernando Alonso com a Ferrari tem duração até 2016. Montezemolo já declarou nesta segunda-feira que Fernando Alonso não sairá da Ferrari.  Räikkönen e Ricciardo ganharam um concorrente de peso à vaga.

E hoje mesmo, a Ferrari anunciou o início das atividades para o dia 1º de setembro de James Alisson que era engenheiro da Lotus. Não muda muita coisa para este ano! O efeito dessa contratação, só para o ano que vem.

Para finalizar, gostaria de elogiar a Globo, que dessa vez, diante da visita do Papa no Brasil e devido a cobertura do evento mundial da Juventude – sem dúvida um evento muito importante -  disponibilizou a transmissão da corrida ao vivo pelo Sportv.

Fórmula 1 agora, só daqui um mês. GP da Bélgica no final de agosto. Férias coletivas na F-1. Durante este período, certamente, muitas movimentações de bastidores, novidades, prováveis mudanças e danças das cadeiras para a próxima temporada.  Vamos aguardar e acompanhar!

Até a próxima Coluna Momento Motor, internauta do Esporte na Rede!




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* ATUALIZAÇÃO:

Recebi a notícia que Grosjean foi punido por Drive-through devido a ultrapassagem em Felipe Massa e não pelo incidente com Jenson Button. Na verdade houve duas punições, sendo que no caso com o Button, ele  foi punido com o acréscimo de 20 segundos após a corrida. 

De qualquer maneira, as duas punições foram absurdas e injustas com o piloto da Lotus. 

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