quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Repercussão da final "manchada" da Sulamericana



Observem abaixo, amigos do Esporte na Rede, qual é ponto de vista AFA em relação ao ocorrido no Morumbi na noite de ontem:



(Fonte AFA)

Por el encuentro de vuelta, correspondiente a la final de la Copa Sudamericana 2012, San Pablo superaba a Tigre 2-0 cuando el equipo argentino no salió a disputar el período final "tras haber sufrido -según unánimes y contundentes denuncias- amenazas, agresiones de todo tipo, intimidaciones y tormento con arma de fuego.


Link dessa publicação:





Comentário:


Ou seja, a AFA se solidariza com o time argentino diante dos fatos, o que é um verdadeiro absurdo! Esse post no site da AFA só comprova a falta de profissionalismo  das entidades futebolísticas.  Só gostaria de deixar claro que essa situação não condiz com o espírito do esporte. Esse Tigre, que não dá para ser chamada de time de futebol, nem em Buenos Aires  e nem ontem em São Paulo se esforçou em jogar futebol e praticar boas maneiras ao  competir. 

A arbitragem das duas partidas também contribuiu para que a situação chegasse a esse nível, sem punir os jogadores que se excederam com violência e se sentiram à vontade para tumultuar o confronto. A Comebol, como sempre, não faz nada. O São Paulo deu umas pisadas de bola também sem necessidade, como não deixar o time argentino se aquecer em campo antes da partida dessa quarta. 


O Tigre deveria receber uma punição severa, sem poder competir por um bom tempo em competições internacionais. A AFA, que infelizmente pelo que vimos não dá para esperar alguma coisa, deveria se sentir envergonhada que um representante da nação fez um papelão desses.E puni-la também de suspensão do Campeonato Argentino. Jogadores que causaram toda a confusão também deveriam receber uma punição com uma boa suspensão em qualquer competição oficial.


Para finalizar. Quero deixar claro que no meu ponto de vista nada  são influenciadas as "diferenças" ou "rivalidade" entre Brasil e Argentina. O Tigre poderia ser de qualquer outro país do mundo ou até mesmo do Brasil. Iria julgar a situação da mesma maneira. Os dirigentes precisam parar de atitudes bairristas e pensarem de maneira mais profissional. Infelizmente, a América do Sul está há anos luz atrasada em relação a Europa. As Ligas dos Campeões e da Europa são bem mais organizadas e profissionais. E sabe o que vai acontecer por aqui? Nada! É capaz de o Tigre disputar a Libertadores no ano que vem, como se nada tivesse acontecido, infelizmente.


ADENDO 1:
Outra bola fora. Após divulgar o meu post, tomei o conhecimento de que o ônibus do Tigre foi apedrejado. Lamentável a atitude da torcida que também pode ter motivada a violência. Isso não é a primeira vez que acontece e a polícia militar precisa garantir que os ônibus entrem no estádio com segurança.


ADENDO 2: 
Sobre o episódio dos vestiários. É necessário aguardar a  investigação do que verdadeiramente aconteceu. Eu costumo circular em estádios e nunca presenciei seguranças de clubes armados. É muito difícil julgar sem a apuração para saber se a acusão do Tigre é verdadeira. 
A primeira notícia que surgiu é, ainda durante a transmissão, que o time do Tigre promoveu a destruição do vestiários e que alguns jogadores teriam tentado acessar o vestiário do São Paulo para promover mais confusões. Os seguranças do São Paulo tentaram impedir essa invasão.  É  possível se basear no comportamento do time do Tigre após o término do primeiro tempo e  imaginar o que pode ter acontecido nos vestiários posteriormente.  

ADENDO 3:
Reunir as entidades e os clubes envolvidos no episódio para apurar e punir cada situação, sem entrar no clima de guerra entre Brasil e Argentina, ajudaria muito. Daí deveria ser o ponto de partida. Apurar cada episódio e punir todos os envolvidos. Sendo problemas gerado do lado de cá ou sendo do lado de lá. Utopia acreditar nisso!




Paulo Arnaldo 
Comentarista do Esporte na Rede
Publicado em: 13/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário