quarta-feira, 2 de julho de 2014

Coluna Momento Motor: A Fórmula 1 para ou não para?

Paulo Arnaldo A. Lima
De São Paulo




Caro leitor. Intrigante! Semana passada, a categoria máxima do automobilismo anunciou mudanças no regulamento para o ano de 2015. No meio de um ano de extremas mudanças e ainda, avaliação dessas grandes mudanças. Ou seja, a temporada vive uma fase de transição.

Por isso, a Fórmula 1 passa por um ano bem esquisita. O ruído dos carros está estranho. A poluição diminuiu em meio aos apelos de uma Fórmula 1 mais eco. Porém, a sensação de que velocidade diminuiu, até para quem assiste as corridas na TV é evidente. A redução da quantidade de motores também coloca em xeque se as equipes conseguirão cumpri-la sem evitar as punições por utilização de motores extras – mais de 5 motores. Lembrando que a Fórmula 1 passou por grande mudança na especificação dos motores. Por fim, a Mercedes domina amplamente sem dar qualquer chance a concorrência. Mesmo num sábado de treino classificatório para o GP da Áustria ruim, não foi problema recuperar e dominar a corrida no domingo.

A metade da temporada deixa a dúvida no ar se a Fórmula 1 tomou a direção correta. Mal se recupera das mudanças técnicas. Imaginando que essa reunião fosse ajustar algumas coisas que não estão legais. Eis de que nessa reunião vem o anúncio de mais uma mudança de impacto para o ano que vem no regulamento esportivo. Pois bem! A relargada com os carros parados! Com o adendo de que isso ocorrerá desde que a entrada do carro de segurança não seja nas duas primeiras ou nas cinco últimas voltas da prova.


Imagem


Ou seja, no meio de um GP a corrida para! Um novo procedimento de largada é acionado. Atualmente isso só acontece na condição de bandeira vermelha, quando o motivo dessa paralisação é por uma causa extrema – chuva forte, um acidente com gravidade ou carros acidentados na pista que impedem a passagem de outros carros com segurança.
 
O que pensa os dirigentes da categoria máxima? Qual seria o motivo de um novo procedimento de largada, por exemplo, na metade de uma corrida? O possível motivo intriga!  Será que dirigentes imaginam que dessa forma, com parada e uma nova largada, as disputas por vitória ficarão mais emocionantes? Mais largadas numa corrida? Que absurdo! A Fórmula 1 de hoje precisa de ajustes!
 
Algumas mudanças precisavam ser repensadas com certa urgência. Essa mudança se tornou até inconveniente na situação de momento. Parece que a criatividade dos que dirigem andam empobrecidas. A verdadeira essência de uma corrida está se acabando. Às vezes, parece que a categoria máxima perdeu um pouco o rumo na questão de ideias! E o que mais preocupa e até chega a ser contraditório na essência e existência da categoria é que a Fórmula 1 para no tempo!
 
Notas do pódio no rodapé:
1º – A Williams evolui muito! Massa e Bottas foram muito bem. A pole de Felipe e o pódio de Valteris no GP da Áustria. Porém, Felipe Massa precisa melhorar e ser mais constante na corrida. Lembra a história do desgaste de pneus? Felipe melhorou nessa questão, porém precisa melhorar ainda mais.
2º - Na GP2, Felipe Nasr faz um campeonato interessante. Ele conquistou a segunda vitória, na corrida do sábado da etapa da Áustria. Ele está na briga e precisa desse título da GP2.
3º – Como as atenções estão voltadas para a Copa do Mundo, é impressionante como todos os outros esportes ficam em terceiro plano (nem digo em segundo plano). É compreensível. A próxima será somente daqui a 4 anos. Só deveria ter Copa do Mundo de esporte durante esse período. O mesmo deveria se aplicar durante o período de olimpíadas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário