segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Coluna Momento Motor: Das despedidas, até breve para alguns, adeus para outros.


 

Amigo internauta do Esporte na Rede. A última etapa da temporada, o GP Brasil de Fórmula 1  no circuito de Interlagos , com poucos objetivos na esfera esportiva, já que as coisas estavam bem definidas. Restava ainda o vice dos construtores, a décima posição que valia dinheiro para as duas menores equipes do grid (Caterham e Marussia) e para Sebastian Vettel em jogo, igualar o recorde de Alberto Ascari.

Nem por isso faltou uma pressão por resultado ou uma dose de emoção. Especialmente para aqueles que estavam se despedindo da equipe ou até da Fórmula 1. Por esse motivo, a corrida em Interlagos começou bem movimentada, com muita gente brigando por posições. É bem verdade, que o clima instável e de ameaça de chuva, até que deu um temperinho! Na largada, presenciamos a boa largada da dupla da Mercedes, com Nico Rosberg assumindo a liderança na ultrapassagem ao Vettel e com Hamilton ultrapassando Webber e Alonso para assumir a 3ª posição. Porém, na segunda volta, a dupla da Mercedes sofreu o revés. Vettel assumiu a liderança para não deixar mais escapá-la. Alonso voltou para o terceiro lugar com a ultrapassagem em Rosberg.  A Mercedes, com o acerto para condição de chuva, foi perdendo rendimento. Voltas depois, Webber ultrapassou Hamilton e Rosberg.

 
 

A corrida seguiu movimentada com Fernando Alonso e Mark Webber disputando a segunda posição por duas vezes. No fim, Webber acabou ficando com a 2ª posição. Felipe Massa, largou bem e alcançou a 6ª posição após largar da 9 posição. Massa também ultrapassou Rosberg para subir à a 5ª posição, porém foi punido na 31ª volta, por invadir a linha da faixa que fica na entrada dos boxes com as quatro rodas. Vale ressaltar que essa determinação de proibição de passar na faixa foi  excepcionalmente para essa corrida, decidido em briefing, por medidas de segurança.  Massa não se atentou a determinação durante a corrida e os comissários  aplicaram a punição com uma parada obrigatória nos boxes. O que acabou deixando o Brasileiro furioso e comprometendo um resultado mais próximo do pódio na última corrida pela Ferrari. Só achei que a punição foi exagerada e Massa poderia ter sido apenas advertido. Excesso no rigor.

 
 
 


Teve também o abandono de corrida de Romain Grosjean, logo cedo, devido ao estouro do motor Renault da Lotus. No mais, da metade da corrida para frente, a movimentação foi diminuindo e as posições foram ficando definidas. Lewis Hamilton tocou em Valtteri Bottas no final da reta oposta, o que lhe rendeu uma punição de parada obrigatória nos boxes e finalizar o GP em 9º lugar.
 
Não choveu, o quanto era esperado. Sem grandes disputas na pista, em meio ao chove e não molha, Vettel ficou com a vitória, Webber terminou  na segunda e Alonso na terceira posição. Felipe Massa, terminou na sétima colocação. A Mercedes ficou com o vice nos construtores, A Marussia papou o prêmio em dinheiro pela décima posição nos construtores e Vettel atingiu o objetivo de chegar ao recorde das 9 vitórias seguidas.
 
 
 
 

 
Já que o assunto desta coluna é despedida, a cena de maior emoção foi após a bandeirada. Com Mark Webber, tirando o capacete ainda dentro carro e com vento na cara conduziu o bólido , para se despedir de uma maneira diferente e especial da Fórmula 1. Esse foi um adeus em grande estilo!

 
 
Emoções também não faltaram ao Felipe Massa na garagem da Ferrari com cada componente da equipe. Felipe dá adeus à Ferrari e um até logo à Fórmula 1, com vida nova pela frente, na equipe Williams.  


 
 
Sergio Pérez também dá um adeus amargo à McLaren, mas espera que não seja o adeus à Fórmula 1. A McLaren se despede de um ano ruim, sem conquistar um pódio. Jenson Button conseguiu realizar a melhor apresentação da equipe neste ano, com o quarto lugar conquistado, apenas neste domingo em Interlagos.  Acho que a McLaren vai querer ficar no adeus com o ano de 2013!
Por fim, essa Fórmula 1, que habituamos a acompanhar nos últimos anos, dá adeus. Encerra-se o ciclo... a era dos motores V8 aspirados. Ano que vem, os motores serão V-6 turbo. Apesar de Vettel ter todo o mérito do domínio e das conquistas, desejamos encontrar um cenário diferente  de 2013. Com mais disputas e equilíbrio no grid de 2014.
 
 
Adeus Fórmula 1 2013. Até breve, Fórmula 1 2014!
 
 
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