terça-feira, 5 de novembro de 2013

Coluna Momento Motor: Como uma miragem


Amigo do Esporte na Rede. Neste domingo, houve o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Para a Red Bull e Sebastian Vettel, apesar do inconveniente intervalo de apenas uma semana entre Índia e Abu Dhabi que gerou a falta de tempo para comemoração do título, a leveza de ter que disputar o GP sem o peso da luta pelo título é de lavar a alma! Certamente, a festa foi apenas prorrogada para a conhecida ilha da fantasia do Golfo Pérsico. Com a sétima vitória seguida e igualando o recorde de Michael Schumacher! Suave na nave!


Nos Emirados Árabes Unidos, o circuito  de Yas Marina cuja corrida é realizada no por do sol, mostra que a F-1 alcança um mundo de modernidade e muita sofisticação. Alguns, mais saudosistas, podem rotular como um circuito sem graça ou artificial. Claro que ainda prefiro Monza e Spa. Entretanto, desde 2009, quando a corrida passou a ser realizada neste lugar, cada vez mais me encanto com essa modernidade, a sofisticação da pista e de todos os detalhes que cercam esse GP. É bonito de ver essa corrida na TV e provavelmente deve ser muito bonito de assistir lá no circuito. As longas retas e a segurança que o circuito oferece, sempre proporciona boas corridas. Eu curto essa pista de Yas MArina! Diferente de Cingapura, que é um circuito de rua, também a noite, um lugar maravilhoso, porém não proporciona boas corridas. Cingapura fica mais pelo glamour da localidade e a beleza urbana.
Além de tudo isso, montanha russa, um hotel maravilhoso e uma passarela que cruza a pista diferente do se viu até então. É como uma miragem! Talvez o sonho sendo transportado para o mundo real!





Quem ainda vive aos sonhos é Sebastian Vettel, que passará essa semana comemorando o título com tranquilidade, provavelmente lá mesmo em Abu Dhabi. Mais uma corrida onde os concorrentes não o viram nem como uma miragem. Mark Webber, após marcar o melhor tempo do treino de classificação, sonhou com a vitória. Mas o pesadelo recorrente no domingo de largar mal e observar Vettel abrir grande vantagem já nas primeiras voltas continuam. Do segundo colocado para trás, a briga ficou entre Nico Rosberg, Mark Webber e Romain Grosjean. Mais para trás, a dupla da Ferrari e Lewis Hamilton, esse irreconhecível nas últimas corridas. Aliás, o humor e a paciência de Lewis Hamilton devem estar azedados.


Quem também passou um final de semana azedado foi Kimi Raikkonen. Que não viu a cor do salário prometido pela Lotus durante todo o ano. Estima-se que o saldo devido chegara a 34 milhões de reais. Neste GP, Kimi se apresentou para a equipe apenas na sexta-feira e ameaçou não participar das últimas corridas do ano. Nessa segunda-feira, pingou a notícia de que a Lotus conseguiu chegar a um acordo com o homem de gelo. A grana salva-vidas virá de um consórcio chamado Quantum.  Essa turma da Lotus tem espírito de aventura, hein? Em relação a corrida, Kimi não passou da primeira volta. Largando em último, ele acabou tendo um toque com Charles Pic e teve que abandonar com a suspensão danificada.
Felipe Massa fazia uma boa corrida. Massa fez mais uma ultrapassagem daquelas, na volta 25. Enquanto Adrian Sutil e Lewis Hamilton disputavam a quinta posição. Massa conseguiu ultrapassar Hamilton de maneira surpreendente em uma manobra fina! Posteriormente, Massa chegou a quinta posição, ao conseguir a ultrapassagem em Adrian Sutil. Foi o ponto alto de Massa na corrida. Mais para o fim, Massa estava à frente de Alonso na quinta posição, quando fez a segunda parada nos boxes na volta 38. A Ferrari optou por colocar os pneus de composto médio no carro de Massa. O brasileiro não conseguiu ter um bom desempenho ao final da corrida e ficou mais para trás. Ao contrário, Alonso parou na volta 45, a Ferrari colocou pneus de composto macio e o espanhol conseguiu ganhar várias posições e terminar na 5ª posição, enquanto que Massa teve que amargar uma 8ª colocação. O que gerou controvérsia após a corrida do próprio Felipe Massa pela escolha da equipe. Com razão, pois se os pneus de composto macio no carro de Felipe Massa duraram 18 voltas no início da corrida, com o carro mais pesado e com a temperatura mais alta. Por que será que a Ferrari fez essa opção? Aliás, é brincadeira como a Ferrari erra nas estratégias com o Felipe Massa! Chega a dar nos nervos!

O fim da temporada vai se aproximando, com tudo mais ou menos definido. Exceto as pendentes danças de cadeiras. Tudo indica que Felipe Massa irá para Williams (o que me desagrada), Nico Hülkenberg permanecerá na Sauber ( o que é uma pena) e Pastor Maldonado irá para a Lotus ( que é um piloto bom e que leva a grana da gigante petrolífera da Venezuela). Durante essa semana, essas questões estarão bem definidas... espera-se.

Amigo do Esporte na Rede,  encerra-se por aqui mais uma coluna Momento Motor! Até a próxima!



Esporte na Rede na F-1, análise esportiva de qualidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário