domingo, 22 de julho de 2012

Coluna Velocidade: Fernando Alonso de bem com a Fórmula 1




Coluna Velocidade: Fernando Alonso de bem com a Fórmula 1

Alonso vive a melhor fase na sua carreira vitoriosa na Fórmula 1. Com a conquista da terceira vitória na temporada, neste domingo de GP da Alemanha, o bicampeão Alonso abriu 34 pontos de diferença para o 2º colocado Mark Webber, entrando forte na luta para conquistar o tricampeonato.

O cenário em Hockenheim pareceu repetir o clima de alternância entre chuva e sol de Silverstone, há duas semanas. Por mais uma vez, o treino classificatório foi com chuva. Alonso mais uma vez garantiu a pole position repetindo o resultado do treino classificatório do GP da Inglaterra. Mark Webber treinou bem ao marcar o terceiro melhor tempo, mas devido a troca da caixa de câmbio, perdeu 5 posições no grid de largada. Sebastian Vettel dividiu a primeira fila com Alonso.

Do sábado para o domingo uma tempestade tomou conta dos bastidores da F-1, devido aos indícios que a equipe Red Bull estaria irregular por modificações no mapeamento do motor nos dois carros da equipe, ficando ameaçada seriamente de sofrer uma desclassificação.  Mas a carta da FIA no domingo pela manhã sentenciou que apesar da irregularidade identificada pelos fiscais técnicos, os comissários consideraram a Red Bull Racing inocente e livre de punição.

Conforme previsão da meteorologia, o domingo foi de tempo ensolarado e condição plena de pista seca, na casa dos 31 ºC de temperatura. A corrida começa intensa, com Alonso, mais uma vez, largando bem e mantendo a 1ª posição. Os pilotos da casa, Vettel e Schumacher duelaram pela 2ª  posição durante a primeira volta, com o Vettel levando a melhor na disputa.

Os brasileiros não começaram bem a corrida e se envolveram em incidentes comuns no início de corrida. Antes da primeira curva, Felipe Massa buscando a posição ideal para tomada na primeira curva, acabou batendo em Daniel Ricciardo danificando bastante a asa dianteira. Já Bruno Senna foi acertado pelo afoito Romain Grosjean. Massa finalizou a corrida em 12º e Bruno Senna em 17º.

Outro que teve problemas no início da corrida foi Lewis Hamilton. Pouco depois da largada, Hamilton teve problema com um dos pneus furado, que o fez perder uma volta e sair definitivamente na briga por vitória. Na volta 35, o retardatário Hamilton que estava atrás de Vettel na pista, 2º colocado da corrida, decidiu ultrapassá-lo. A manobra de Hamilton rendeu uma tremenda bronca do alemão da Red Bul via rádio, que àquela altura da corrida brigava com Alonso pela liderança e acabou sendo atrapalhado. Mais para o fim da corrida, Hamilton abandonou a corrida por problemas mecânicos no seu Mclaren.

Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Jenson Button duelaram diretamente pela vitória. Button largou mais atrás e para chegar nessa disputa pela dianteira precisou ultrapassar o 4º colocado Nico Hulkenberg na 8ª volta e o 3º colocado Michael Schumacher na 11ª volta. Enquanto isso, Vettel perseguia Alonso mantendo a margem máxima de 2 segundos de diferença. Entre as voltas 18 e 21, quando ambos pararam nos boxes, Vettel tentou trocar de posição com Alonso, ao realizar a troca de pneus três voltas depois. Mas a tática não funcionou apesar do Alonso voltar dos boxes com pneus novos de composto médio e o Vettel de pneus desgastados de composto macio. No segundo trecho da corrida Alonso, Vettel e Button optaram pelos pneus de composto médio. (todos largaram com pneus de composto macio). Button melhorou ainda mais o desempenho e descontou uma diferença que era de 4,2 segundos para próximo dos 2 segundos. A segunda parada de boxes foram nas voltas 41 (somente Jenson Button) e 42 ( Alonso e Vettel). Nessa troca, novamente os três optaram pelos pneus de composto médio. Com isso, Button ganha a 2ª posição na volta 42 no retorno de Vettel à pista e logo inicia a perseguição ao Alonso para brigar pela 1º posição.

Alonso, estrategista, teve que pilotar mais uma vez de olho no espelho retrovisor e observar atentamente os movimentos de Button, que se aproximou bem por duas vezes, nas voltas 47 e 57, quando a diferença chegou a ficar na casa dos 0,6. Alonso administrou e se defendeu bem das tentativas de ataques de Button.   O ritmo de Button caiu drasticamente nas últimas voltas. É bem provável que Alonso observou pelo retrovisor a contestada ultrapassagem de Vettel sobre o Button no Hairpin o que lhe rendeu a recuperação da 2ª posição. Button reclamou via rádio a manobra de Vettel, que executou a ultrapassagem pela área de escape. Após o pódio, os comissários entenderam que a manobra foi ilegal e apesar de ter subido ao pódio, foi penalizado em 20 segundos de acréscimo ao tempo da prova deixando-o em 5º lugar.


Pit Stops:

De cabeça boa, o apagado Button, que desde a vitória na Austrália e a segunda posição na China, com o pacote de atualizações aerodinâmico no carro da Mclaren, mostrou força para voltar a brigar por vitórias.

Também de cabeça boa, Alonso completa a 22ª corrida na zona de pontos, se aproximando do recorde estabelecido por Michael Schumacher que registrou 24 corridas na zona de pontos. Com os problemas de Webber que terminou na 8ª posição, Alonso avança com moral rumo à conquista do tricampeonato. E apaga definitivamente a imagem de uma Ferrari ruim tão comentada no início dessa temporada.

De cabeça inchada, Vettel teve um final de semana difícil. Além da suposta ilegalidade do mapeamento de motor no RBR, ele foi atrapalhado por Hamilton quando perseguia o Alonso quando lutava pela primeira posição e por fim, perdeu 3  posições pela manobra de ultrapassagem no Button pela área de escape. Que prejuízo!

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