segunda-feira, 11 de junho de 2012

O sétimo vencedor




O sétimo vencedor

Lewis Hamilton se torna o sétimo vencedor da Fórmula 1 2012 em sete corridas. A possibilidade do sétimo vencedor já crescia nos treinos livres da sexta-feira do GP do Canadá, quando Hamilton dominava com o melhor tempo, mas acima de tudo, apresentava sequência de bons tempos, calçados com pneus macios e super macios.

Vettel, que também apareceu bem no segundo treino livre, encaixou grande volta no Q3 do treino classificatório do sábado, roubando a pole position certa de Hamilton. A Ferrari também apareceu bem com Alonso e Massa em todos os treinos. Jenson Button, vencedor nesta pista no ano passado,  teve problemas com o carro, na sexta-feira e não foi competitivo em nenhum  momento do final de semana.

O exigente circuito Gilles Villeneuve sempre proporciona boas corridas já que devido as 
características da pista, o freio é muito exigido, podendo causar problemas nos carros no final da corrida. Em especial, neste ano, a estratégia de utilização do pneu poderia mexer nas posições criando doses de emoção até a última volta.  E de fato, foi o que aconteceu. 

Vettel, Hamilton e Alonso se mantiveram nas três primeiras posições por quase toda a corrida. Felipe Massa começou muito bem a corrida, com uma belíssima disputa pela quinta posição com Nico Rosberg, chegando a ultrapassá-lo. Porém um erro na curva 2 da volta 6, acabou comprometendo a corrida. Porém fica a impressão que resultado obtido por Massa em Mônaco não foi esporádico. A torcida brasileira precisa de um pouco mais de paciência.

Voltando a briga do pelotão da frente, Hamilton ultrapassou Vettel no primeiro pit-stop. Alonso chegou a retornar para a pista à frente, mas Hamilton ultrapassou o espanhol com pneus ainda frios.
Hamilton partiu para o segundo pit-stop na volta 50 e voltou em terceiro lugar. Para surpresa, Alonso e Vettel permaneceram na pista, modificando a estratégia para evitar a segunda parada.  Mesmo no “stint” onde utilizava-se o pneu macio, há dez voltas para o final, Vettel e Alonso sofreram com o desgaste dos pneus. Hamilton ultrapassou Vettel e depois Alonso sem dificuldades. Vettel ainda fez o segundo pit-stop há poucas voltas do final, voltando em 5º lugar e terminando em 4º. Alonso permaneceu na pista sem fazer o segundo pit-stop e despencou na classificação finalizando o GP na 5º posição. Com essa decisão, Alonso e Vettel abriram vagas ao Romain Grosjean e Sérgio Perez, que pela segunda vez nesta temporada, terminaram no pódio. 

A vitória de Hamilton finalmente chegou, quando a Mclaren conseguiu um bom acerto de carro e acertou em cheio na estratégia mais convencional. Nem a demora nos dois pits-stops do Hamilton atrapalhou a vitória do inglês. Também fica a sensação, de que Alonso e Vettel, ao adotar a estratégia “diferenciada” para tentar a vitória, no fim perderam a chance de finalizar no pódio. Melhor para Hamilton que além de vencer a primeira corrida da temporada, assume a liderança do certame 2012 com 88 pontos. Realmente, estava faltando a primeira vitória do Hamilton.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário