domingo, 24 de junho de 2012

Coluna velocidade: A grande vitória do guerreiro das Astúrias





Coluna velocidade: A grande vitória do guerreiro das Astúrias

Em meio às incertezas e a difícil situação economia que vive a Espanha, a Fórmula 1 desembarcou neste final de semana na cidade de Valencia para o GP da Europa. Durante a semana foi muito comentada a redução de venda de ingressos para o GP neste ano, reflexo da situação econômica atual. Inclusive, o que acabou sugerindo um revezamento com a pista de Barcelona à partir do próximo ano.

A previsão era de uma corrida a ser decidida na estratégia e já no treino classificatório, por causa de um retrospecto de corridas sem ultrapassagens. Vettel da RBR, o vitorioso de Valência em 2010 e 2011, dominou os treinos de sexta e marcou a pole position no sábado, o credenciando para a vitória no domingo. A Ferrari teve um treino classificatório difícil, com Alonso ficando apenas na 11ª colocação para frustração do público espanhol.

No entanto, a história foi bem diferente no domingo. A corrida foi movimentada ao extremo, contrariando a expectativa de ausência de ultrapassagens em uma pista tão apertada.  Além disso, Vettel não confirmou o favoritismo e o improvável aconteceu, com a vitória do perseverante e combativo Fernando Alonso.
Na largada, Vettel manteve a primeira posição abrindo boa vantagem para Hamilton que teve muito trabalho para manter a segunda posição lutando contra Pastor Maldonado e Kamui Kobayashi.  

Alonso foi arrojado desde o início da corrida, partindo de 11ª, logo assumiu o 8ª lugar. Depois Alonso passou muito tempo pressionando Nico Hulkenberg, mas só conseguiu ultrapassá-lo após a primeira parada de boxes. Depois a vítima foi Pastor Maldonado para subir ao 6º lugar. Enquanto isso, lá na frente Vettel dominava com uma vantagem de 19 segundos para Romain Grosejan. Alonso continuava combatendo os adversários. Em terras valencianas, o guerreiro das Astúrias  chegou ao 4º lugar, ultrapassando Paul Di Resta e Michael Schumacher.

Na volta 29, devido às intensas disputas, sobraram pedaços de carenagens de carro que obrigou a entrada do Safety-Car por determinação da direção da prova para segurança dos pilotos.  Alonso foi para os boxes para a segunda troca de pneus e ganhou a 3ª posição, com o problema na troca de pneus do Hamilton.

Na relargada, Alonso aliou audácia e competência, ao executar uma manobra de ultrapassagem em Romain Grosjean conquistando o 2º lugar. E a sorte se fez presente quando logo depois, Vettel acabou abandonando devido a um problema no seu RBR. Alonso assumiu o primeiro lugar para não perdê-lo mais. Romain Grosjean ainda o ameaçou, porém o francês da Lotus também teve problemas hidráulicos em seu carro, abandonando a prova. Hamilton recuperou o 2º lugar, mas ficou distante de Alonso para se defender dos ataques de Kimi Raikkonen. Cada volta do guerreiro era acompanhada de muita vibração da torcida espanhola. Perto do fim, Hamilton não conseguiu segurar Raikkonen e depois colidiu com Pastor Maldonado na briga pela posição no pódio.  Com o acidente, Schumacher ganhou o 3º lugar, finalizando no pódio Alonso, Raikkonen e Schumacher.

A volta após a bandeirada foi emocionante e contagiante. A alegria de Alonso não cabia no cockpit, que resolveu parar o carro no meio do circuito para comemorar com o publico presente nas arquibancadas.  Já no pódio, Alonso chorou durante a execução do hino espanhol.  Alonso, reconhecido por muitos como o melhor piloto da atual geração, teve a melhor apresentação dos últimos anos. 

Se de um lado, a Espanha vive o pesadelo da crise econômica, por outro lado, vive uma fase de sonhos no esporte. Alonso, com uma corrida impecável, reconquista a liderança da Fórmula 1 2012. E soma mais um grande resultado para a Espanha que nos últimos dias teve o tenista Rafael Nadal vencendo o tradicional Roland Garros, a seleção espanhola de futebol conquistou a vaga para a semifinal da Euro 2012 e na Moto GP, Jorge Lorenzo venceu as últimas etapas e caminha para mais um título na principal categoria de motos do mundo.

Para finalizar, os brasileiros Bruno Senna e Felipe Massa foram envolvidos em acidentes com Kamui Kobayashi. Apesar do contratempo, Bruno Senna, considerado o culpado pelo acidente, conquistou o 10º lugar.


PIT-STOP

Neste final de semana, o Brasil teve grande destaque no automobilismo.

No sábado, Nelson Piquet Jr. venceu a etapa de Elkart Lake da Nascar Nationwide (segunda divisão da Stock Car Norte-americana). Mais uma vitória inédita para o Brasil na Nascar.

Na etapa de Valência da GP2, Luiz Razia conquistou o teceiro lugar na corrida do sábado e a vitória na corrida do domingo. O grande lance da corrida do domingo foi a ultrapassagem de Luiz Razia em James Calado e Fabio Leimer na última volta.  Razia com a vitória permanece na 2ª colocação do campeonato há a apenas 1 ponto do líder Davide Valsecchi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário