Coluna velocidade:
Mistério da perda de performance da RBR e mudanças nas etapas da Fórmula 1.
Qual é o grande
mistério da perda do domínio da RBR?
Essa semana antecede o GP da
China. Mas enquanto os carros não aceleram no fantástico circuito internacional
de Xangai, a imprensa especializada tenta descobrir o "mistério" da perda de domínio da equipe Red
Bull Racing. Após duas etapas, apesar de a equipe Ferrari liderar o campeonato
com Fernando Alonso, o que se viu foi uma Mclaren forte e com ares de dominante. A RBR caiu da
primeira para segunda força. Para desvendar esse mistério é necessário
mergulhar o entendimento no universo técnico da Fórmula 1. Não é apenas um motivo
técnico. Talvez a causa maior seja a proibição do uso de escapamento
aerodinâmico. Esse recurso, grande obra de engenharia, certamente poderia ser o
grande triunfo responsável pelo desempenho acima da média da RBR no ano passado. Especula-se que o
escapamento direcionava o fluxo dos gases para a roda traseira com a finalidade
de melhorar a pressão aerodinâmica do carro. A explicação do funcionamento desse
recurso tem muitos detalhes. Para quem quiser entender melhor, o Lívio Oricchio
traz em primeira mão, todo o detalhamento em http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/como-funciona-o-escapamento-aerodinamico/
.
A FIA pode ter proibido o escapamento para
“frear” o domínio da RBR. Além da história do escapamento, outro ponto ganhou
importância na eventual perda de performance da RBR. A mudança que regulamentou
a distância dos bicos dianteiros em relação ao solo, de 62,5 cm (em 2011) para
55 cm (atualmente). O famoso bico ornitorrinco, além de esteticamente estranho,
pode ter criado complicações para o projeto de Adrian Newey.
Existem outras especulações bem fundamentadas
expostas em sites especializados. Mas não se deve esquecer que a Mclaren no ano
passado já tinha a RBR na alça de mira. Em 2012 parece que acertou a mão na
receita do carro neste início de temporada. Em condições normais de pista, o desempenho
eficiente e equilíbrio do carro da Mclaren parecem estar bem claros. Mas a Red Bull pode virar esse
jogo agora!
Com o intervalo de três semanas entre os GPs da Malásia e China, a RBR aproveita
a pausa para estudar, revisar e encontrar novas soluções, com os objetivos
claros de chegar em condições de igualdade com a Mclaren já na próxima etapa. Aliás,
todas as equipes estão concentrando esforços para melhorar o desempenho em
Xangai. A competição da Fórmula 1 segue desde das pistas até os intervalos
entre as etapas. A Ferrari é a equipe que mais trabalha para ter um carro competitivo
e decente, apesar do resultado maravilhoso, entretanto inesperado, da última
etapa.
Em relação aos
locais das corridas, algumas novidades não oficializadas para o ano que vem.
A França tenta voltar a sediar um GP à partir do ano que
vem. A proposta é revezar com GP da Bélgica, regularmente sediado no lendário
circuito de Spa-Francorchamps. O anúncio oficial era aguardado na semana
passada, mas o premiê François Fillon relatou que o acordo com a FOM (Formula One
Management) não foi firmado. Esse retorno não seria em Magny-Cours, local do último
GP francês em 2008. É provável que o local escolhido seja Paul Ricard, circuito que integrou
o campeonato de fórmula 1 nos anos 80. A pista é sensacional, bem melhor que
Magny Cours.Mas revezar com o GP da Bélgica, um dos melhores circuitos
do mundo, não parece ser tão agradável aos fãs da F-1.
A outra novidade é o retorno para a Argentina. O provável acordo assinado prevê três anos e a corrida seria realizada à partir do ano que vem, na cidade de Mar
Del Plata, em um circuito de rua. O motivo da inclusão dessa corrida deve ser a desistência da Coréia do Sul
que deve deixar o calendário já no ano que vem.
É oficial que no ano que vem terá uma segunda etapa nos
Estados Unidos, nas ruas de Nova Jersey, sendo necessário um revezamento entre as
etapas de Barcelona e Valência na Espanha para manter as vinte etapas.
Sinal de alerta
no deserto do Bahrein
A realização da etapa do Bahrein no circuito da Sakhir para o próximo dia 22 de abril
segue oficialmente confirmada. O país vive um clima de tensão e conflitos políticos.
O sinal de alerta continua aceso e a qualquer momento, um novo cancelamento
pode ocorrer. No ano passado, a etapa foi cancelada por causa
dessa mesma situação que se encontrava o país. Por outro lado, a FIA tenta tomar todas as medidas de segurança para garantir o evento com segurança.
Uma excelente semana para todos!
Paulo Arnaldo
A velocidade da bola
A velocidade da bola
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