segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Será que vale a pena acreditar no futebol brasileiro?



Eu tenho esta tese, o futebol brasileiro é comandado por pessoas de “bens” e não de “bem”.

Até porque já vivemos poucas e boas no nosso país da bola, com a corrupção sempre falando mais alto.  Inclusive nas Federações e na própria imprensa, cito exemplos como: a prostituição dos veículos de comunicação com seus patrocinadores, sendo cordeirinhos para obter poder e exclusividade nos direitos de transmissões do nosso futebol.

Em relação às Federações, que faturam em cima dos clubes, organizando um calendário medíocre, afetando com esse formato a qualidade técnica e o rendimento dos atletas nas partidas.

E os Dirigentes, que simplesmente se enriquecem nas “costas” dos clubes. Nosso maior erro no futebol é a falha de gestão, é muita gente incompetente exercendo a função de administrador.

O caso da Portuguesa, que foi rebaixada para série B do Campeonato Nacional pelo STJD devido atuação incorreta do jogador, é maior prova que vivemos uma crise sem fim no nosso futebol, infelizmente há um jogo de interesses por trás de tudo.

A quem é digno cabe lutar contra essa mediocridade, tentar fazer do futebol simplesmente um esporte que envolve paixões, não um trampolim para o poder.

Rafael Jacobucci (O Faro da Bola)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Fotos e vídeo do Esporte na Rede, do dia 17/12/2013 - último do ano

O Esporte na Rede da última terça-feira (17/12/2013) encerrou o ano em alto estilo! Foi um programa especial que contou com o time completo de comentaristas. Relembramos os principais momentos de 2013 e as primeiras participações de cada integrante no programa.

Além disso, repercutimos a decisão polêmica do STJD no caso do rebaixamento da Portuguesa. E também falamos sobre o Mundial de Clubes da FIFA, com a participação de Bayern e Atlético-MG. O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br).

Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h. Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Veja abaixo as fotos e o vídeo da atração. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.
















































quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Futebol brasileiro: o Fair Play Financeiro e os Contratos de Produtividade


 Tenho ouvido muita gente da mídia criticar o presidente o Palmeiras, Paulo Nobre, por querer ter uma filosofia racional e uma administração financeira saudável, com pagamentos menores aos jogadores e o acréscimo de gratificações por objetivos conquistados (chamado popularmente de contrato de produtividade).

Pois bem, concordo totalmente com Nobre. Jogador, quando assina um contrato mais longo, de cara, já se acomoda, ganha muito, conquistando ou não títulos. O cara relaxa. Jogador é uma raça folgada, mimada e milionária.

Será que só eu acho um absurdo o Valdívia ganhar 500 mil por mês? Isso só para citar um entre tantos exemplos similares. Não é admissível que um cidadão ganhe tanto dinheiro apenas para jogar bola ou praticar um esporte.

Tome como exemplo qualquer executivo de grande empresa. O cara também aguenta pressão, rala feito doido, trabalha de fim de semana e, com muito custo, chega a um salário de 50 mil por mês.

Nobre está certo. A torcida tem que confiar no que ele faz. Porém, corre risco de perder jogadores, claro. Mas é preciso que mais clubes se solidarizem a essa filosofia, coloquem as contas em dia e parem de pagar rios de dinheiro a atletas. E os jogadores, que parem de ser fominhas e entendam que um salário de 50 mil por mês já é uma fábula

O certo é pagar uma quantia fixa e aumentar esse valor em caso de conquistas. Aí o jogador pode atingir o dobro ou até o triplo do que ganha.

É aí que o movimento Bom Senso FC também deve entrar. Discutir os rumos do futebol brasileiro também nesta seara. Por um futebol com fair play financeiro e por clubes com as contas em dia, sem que os jogadores queiram ganhar zilhões. Um forte abraço.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Fotos e vídeo do programa Esporte na Rede, do dia 10/12/2013

O Esporte na Rede de ontem (10/12/2013) analisou a última rodada do Brasileirão. Falamos das quedas de Vasco e Fluminense para a segunda divisão. Será que vai ter virada de mesa? Também falamos dos tristes incidentes ocorridos na Arena Joinville, com a violência entre vascaínos e torcedores do Atlético-PR.

Também analisamos a final da Copa Sul-Americana, entre Ponte Preta e Lanús. E ainda, tudo sobre os grupos sorteados para a Copa do Mundo de 2014. Confira na íntegra esta edição e as fotos da atração! O programa Esporte na Rede é exibido pela emissora web UPTV (www.uptv.com.br). Vai ao ar toda terça-feira, AO VIVO, a partir de 20h.

Tem uma hora de duração e recebe muitos convidados do mundo esportivo. Foca na análise esportiva inteligente e bem-feita, com a participação do internauta em tempo real. A interatividade é nosso diferencial. Mais informações: www.esportenarede.org. Esporte na Rede, análise esportiva de qualidade! Um forte abraço.